domingo, 7 de março de 2010

Situação de aprendizagem 1: Os elementos que constituem os mapas: os recursos, as escolhas e os interesses


Ensino Médio 1° série - volume 1

Atividade - página 3
Para realizarmos esta atividade 1 , utilizaremos o mapa acima:

Exercício 1
a) Observando o título e a legenda podemos notar que este mapa representa a distribuição da população com mais de 15 anos de idade considerada alfabetizada dentro do território brasileiro, registrada em porcentagem.

Zoiada (00): É observando título e legenda que podemos compreender o tema que o mapa aborda, não é possível analisar um mapa sem atentarmos para estes dois elementos. Por essa razão resolvemos ignorar parte enunciado da questão.

b) Observamos que os menores índices de alfabetização concentram-se nas regiões nordeste e norte do país, por sua vez os maiores nas regiões sul, sudeste e centro oeste.

Zoiada (00) : Os mapas seguem convenções, chamadas convenções cartográficas, uma delas é a do uso das cores e suas tonalidades. Utilizasse para representar uma maior concentração do fenômeno cores mais intensas, cores menos intensas representam menor concentração. Tomemos o mapa como exemplo, utilizado as cores que vão do amarelo (menor concentração) para laranja escuro (maior concentração).

c) Este mapa não contem erros cartográficos, para que um mapa não contenha erros cartográficos, para saber se um mapa contem erros verifique se este apresenta:
* Título
* Legenda
* Escala
* Orientação (ex: rosa dos ventos)
* Coordenadas (latitude e longitude)
* Fonte

Zoiada (00) :Importante lembrar que cada mapa responde a uma finalidade, temos mapas para fins de planejamento urbano, planejamento ambiental, para uso didático, dentre outrsas diversas finalidades. Muitas vezes mapas escolares não apresentam as linhas de coordenadas , ou mesmo orientação, esta ausência pode ser relevada se considerarmos a finalidade do mapa, ou seja, devemos nos perguntar, "para a atividade que necessito as coordenadas não são necessárias?". O mapa não deixa de ter erros cartográficos, mas não impede a análise, muitas vezes facilita deixando a imagem mais limpa.

Para ver o mapa de onde foi retirado acesse: www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/brasil_alfabetizacao.pdf

Atividade - página 4
Exercício 2

a) O mapa representa a Esperança de vida no mundo, registrada entre os anos de 2000 e 2005

b) As maiores concentrações são registradas no Japão, Austrália, Europa Ocidental, América do Norte, Porção Sul da América do Sul; As menores concentrações são registradas na África Subsaariana (Região ao sul do deserto do Saara); pot fim as concentrações intermidiárias estraiam concentradas em grande parte da Ásia, Norte da África e grande parte da América do Sul.
Em sintese, podemos notar que os países com maior expectativa de vida são os países chamados desenvolvidos, altamente industrializados, com um sistema de saúde mais amplo e diversificado.

c) Esta afirmação é falsa, uma vez que o mapa não apresenta escala, orientação e coordenadas. A ausência não impede a leitura do mapa para os fins propostos.

Um comentário:

  1. gostaria de parabeniza lo
    foi uma ótima idéia esta me ajudando muito em relaçao as duvidas

    ResponderExcluir