quarta-feira, 10 de março de 2010

África o continente esquecido

O CONTINENTE ESQUECIDO

O continente africano se encontra hoje a deriva dentro do ponto de vista econômico global, figurando dentro do cenário mundial apenas como área de interesses de grandes potências como EUA e China, os quais buscam estabelecer uma ligação estreita dentro do continente usufruindo da exploração dos recursos minerais abundantes neste continente.
O continente possui cerca de 900 milhões de habitantes

CONFLITOS AFRICANOS

Hoje o continente sofre com diversos conflitos, nos quais, ao tentarmos entender suas causas, encontramos três fatores comuns:
A situação econômica (entenda isso como países vivendo na miséria), as diferenças religiosas e as diferenças étnicas; encontramos hoje no continente cerca de 200 etnias diferentes. De certa forma podemos considerar que a fome e a miséria acentua a rivalidade entre os diversos grupos étnicos e religiosos por regiões que permitam a sobrevivência destes grupos.

Ao norte do continente Africano encontramos diversos países onde a grande maioria da população professa a fé islâmica, uma concentração que supera os 90% de fiéis. No entanto, em países mais ao sul a esta concentração vai diminuindo, o que aumenta os focos de tensão entre os grupos religiosos, onde encontramos cristãos, e uma diversidade de religiões de origem africana. A religião se torna foco do conflito no momento em que um grupo religioso acaba por exercer o domínio politico do país.

NIGÉRIA

Como exemplo temos a Nigéria. Neste país encontra-se uma grande concentração de mulçamanos no norte do país, região com grande concentração de jazidas petrolíferas, e ao sul encontramos uma grande concentração de cristãos. Os conflitos se intensificaram quando o grupo islâmico dominante tentou implantar a "Sharia" (Um código de leis islâmicas consideradas pelos cristãos bastante rigorosas).
No ano de 1968 estourou a guerra Nigéria-Biafra, onde a região de Biafra buscava se desmembrar do país, o conflito gerou cerca de 1 milhão de mortos.

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO

Este país é um exemplo de conflito étnico e econômico. A república Democrática do Congo é rica em recursos minerais, como diamante, Cobalto, Columbita Tantalita (minério muito utilizada na produção de eletrônicos) e com uma população de origem étnica Utu. Após o conflito de Ruanda, muitos dos Tutisis migraram para o Congo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário