terça-feira, 9 de março de 2010

Ensino Médio 1° série - volume 1

Exercício 1 - páginas 5 e 6

1- a) O mapa representa a Evolução das grandes aglomerações no período de 1975 a 2003.
Zoiada (00) - Lembrando que não é possível chegar a esta conclusão sem observar título e legenda.

1- b) Os círculos representam a população absoluta em milhões de habitantes no ano de 2003. Os círculos maiores representam 35 milhões de habitantes, já os menores 7 milhões de habitantes de acordo com a legenda segundo a legenda. A maior concentração de círculos localiza-se no leste asiático, mais precisamente leste da China e Japão.
Zoiada (00) - É possível notar no mapa mais de três tamanhos de círculos, no entanto a legenda não apresenta uma referência a todos os tamanhos. Podemos estabelecer apenas uma relação entre um e outro, ou seja, um circulo A é maior que um outro círculo B, logo a população de A é maior que a população em B.
Caso você tenha entendido, vai notar que existem círculos menores que o circulo que representa 7 milhões que esta na legenda, no entanto não podemos afirmar um valor absoluto sobre os círculos menores, apenas podemos concluir que este é inferior a 7 milhões de habitantes.

1- c) Segundo a legenda, a tonalidade laranja representa um crescimento populacional de 1975 a 2003 numa faixa que vai de 1,5 a 2,1 vezes, já nas tonalidades mais escuras o crescimento no mesmo período se dá entre 3,1 e 10,4 vezes, por fim, a tonalidade mais clara, representa um crecimento entre 1 e 1,5 vezes, também no mesmo período.

1- d) Os círculos mais escuros predominam na região da península indiana.

Exercício 2 - páginas 6 e 7

2- a) De acordo com o mapa as três maiores a aglomerações da América do Sul são: São Paulo, Rio de Janeiro e Buenos Aires, sendo que a primeira apresentou um crescimento mais acelerado.

2- b) As três maiores aglomerações urbanas das Ásia são: Tóquio , com cerca de 35 milhões de habitantes, Bombaim e Nova Délhi, ambas com cerca de 18 milhões de habitantes.

2- c) O fenômeno é mais representativo na Ásia, seguido de Europa e América do Norte, dessa forma podemos afirmar que as maiores aglomerações se concentram no hemisfério Norte.

2- d) Podemos mencionar como locais com crescimento significativo (de 3,1 a 10,4 vezes mais) Nova Délhi (capital da Índia), Dacca (capital de Bangladesh) e cidade de Lagos na Nigéria.

Exercício 3 - página 7

O mapa apresenta como erros cartográficos a ausência de orientação e de coordenadas no entanto podemos considerá-lo um bom mapa pois para o fim proposto a omissão das coordenadas não dificulta sua análise e até deixa a imagem menos carregada de informações desnecessárias; no que diz respeito a orientação, considero sua inserção relevante.

Exercício 4 - página 7

Para comunicar o tamanho das aglomerações utilizou-se como recurso a variação de áreas (círculos), nas áreas menores este fenômeno é menor, em áreas maiores este fenômeno é mais intenso. Já para identificar as diferentes velocidades de crescimentos das aglomerações foram utilizadas cores distintas, seguindo um padrão de cores mais claras para menor intensidade de crescimento e cores mais escuras para maior intensidade de crescimento. A diferenciação dos fenômenos por áreas ou cores não é uma particularidade deste mapa, mas comum a todos os mapas que seguem as convenções cartográficas, ora, se todos os mapas devem seguir estas convenções uma nova linguagem é construída, é a denominada "linguagem cartográfica".

4 comentários: